
O tema Diversidade está bastante em alta e a tendência é que ele se torne cada vez mais discutido na sociedade, para que ela, enfim, possa acolher e aceitar melhor as minorias, entendendo que somos todos iguais e diferentes, e, portanto, merecedores de respeito.
Mas, isso me fez refletir sobre uma questão que pouco falamos: como podemos aceitar as diversidades externas, se ainda não somos capazes de acolher as nossas próprias diversidades internas? Explico: dentro de cada um de nós existe bem E mal, luz E sombra, conhecido E mistério. Ao mesmo tempo que temos coisas boas, também temos coisas ruins! Coisas boas aos olhos de quem? Coisas ruins aos olhos de quem? Precisamos aprender acolher a nós mesmos em toda nossa diversidade interna.
Para acolher nossa própria diversidade é preciso muito autoconhecimento! Primeiramente é preciso tratar o que está dentro de nós para, então, aceitarmos e acolhermos o que é externo. E isso nos dá a certeza cada vez mais latente de que o mundo só será melhor quando formos todos capazes de expandir o conhecimento que temos sobre nós, aceitando e admitindo que nenhum de nós é normal aos olhos alheios… e está tudo bem quanto a isso!
“Seja a mudança que você quer ver no mundo”
Mahatma Ghandi