Chegamos ao final de mais um ano e, em muitas empresas são realizadas as devolutivas de fechamento do ciclo de avaliações. Em geral, esse momento coloca uma pitada a mais de emoção nos dias que antecedem a conversa de devolutiva.

Ao longo da minha jornada corporativa tenho apoiado empresas e gestores a oferecerem uma devolutiva transparente e com foco principal no genuíno desenvolvimento do profissional avaliado. Compartilho com vocês alguns pontos de extrema relevância para o momento de devolutiva:

– É de extrema importância que você como gestor tenha realizado os treinamentos específicos e tenha sanado todas as suas dúvidas antes do dia do feedback.

– Ao receber e ter acesso aos resultados você deve compreender integralmente as ferramentas utilizadas, quais foram as etapas do processo e se apropriar do conteúdo do relatório de cada colaborador.

– Caso tenha alguma dúvida ou não concorde com algum ponto apresentado, antes do feedback, discuta esse ponto com a área de Pessoas/Gente/Talentos. Nada pior do que dar uma devolutiva para o profissional avaliado e “colocar em cheque” o resultado, o processo cai em total descrédito. Essa atitude só gerará ainda mais estresse e desgaste e não contribuirá com nenhum dos envolvidos. Como gestor é sua corresponsabilidade, juntamente com a área de Pessoas, a resultante de todo esse processo avaliativo.

– Reserve tempo na sua agenda. Dar feedback de avaliação é um momento bastante significativo para todos os envolvidos e deve ser tratado com muita responsabilidade e prioridade. O ideal é que você separe tempos similares para cada colaborador, sem distinção alguma.

– Caso tenha alguém no seu time com quem você tenha menos afinidade e o conteúdo da avaliação tem vários pontos críticos para melhoria e que te deixam desconfortável minha orientação é que deixe para esse feedback no meio dos demais. Dessa maneira, você já fez alguns feedbacks que se sente mais à vontade, conseguiu treinar um pouco e poderá ser mais assertivo nas suas colocações.

– Recomendo fortemente que você deixe espaço aberto para um diálogo, apesar de ser um feedback você também deve ouvir e acolher o que o avaliado tem a dizer. Inicie a conversa perguntando à ele quais são as expectativas dele em relação ao processo, como ele está chegando para a reunião e depois dessa abertura comece efetivamente o feedback.

– Quanto mais exemplos do dia-a-dia você tiver para reforçar os pontos que está colocando para ele melhor e mais fácil será.  Tantos os pontos positivos como os pontos para desenvolvimento.

– Ao concluir a conversa se certifique de que foi claro na sua exposição e de que foi compreendido, pedindo para que ele faça um breve resumo dos principais pontos. Agende data para a próxima reunião e combine como farão o acompanhamento do plano de ação.

SÉRIE: SOU LÍDER, E AGORA? ASSESSMENT – Quais os cuidados para uma boa devolutiva ao avaliado

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