Vou expandir e ir além dos conceitos de Coaching, tamanha a relevância do tema pedi help para uma grande amiga e super psicoterapeuta para que você tenha acesso a melhor informação.
A dúvida que não quer calar: quais as diferenças entre Coaching e Psicoterapia?
Minha querida amiga e psicoterapeuta Andrea Macedo atua com psicoterapia há 15 anos atendendo indivíduos, casais e famílias. Nas palavras dela, “psicoterapia é um espaço neutro para as pessoas organizarem suas ideias, situações e/ou emoções. A ideia é que a pessoa possa repensar o contexto em que vive e o seu próprio posicionamento de forma aberta, com disposição para fazer coisas novas e mais adequadas para sua saúde física, emocional e relacional. É importante que as pessoas entendam que todos nós apresentamos dificuldades em algum momento, e isso não é bom nem ruim, simplesmente é assim.”
Já no processo de Coaching, como você tem acompanhado na série de posts, o Coachee (cliente) irá desenvolver duas ou três habilidades (no máximo) – vou aprofundar esse tema no próximo post – por meio de um plano de ação construído por ele com apoio do Coach. O Coachee trará as dificuldades que precisa e quer colocar foco para resolver, mesmo diante de obstáculos ele se sente capaz de seguir em frente, de cumprir os combinados, de se propor desafios e colocar energia genuína nisso.
Quero agradecer grandemente minha querida amiga Andrea Macedo pela cocriação desse post. Ela mora e atua na cidade de São Paulo, para quem se interessar.