De acordo com a ICI, é um processo focado em ações do coachee para a realização de suas metas. Todas as ações do coachee durante o processo serão voltadas para desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas competências. O coach atua como apoiador nesse processo e convida o coachee a: – tomar consciência de suas competências, – refletir sobre os resultados atuais, – responsabilizar-se por suas escolhas e decisões, – tomar as ações de desenvolvimento como prioridade, – construir e acompanhar o plano de ação.
Características gerais do processo:
Em geral, um processo de Coaching contempla de 10 a 12 reuniões/sessões, cada reunião com duração de 1 hora em encontros semanais ou, no máximo, quinzenais. Ao longo desse processo Coachee e Coach identificam as habilidades a serem desenvolvidas, estabelecem um plano de ação por meio de metas e objetivos e criam estratégias para que esse plano seja colocado em prática. O Coachee é responsável por colocar as ações em prática (treinar) e ao se deparar com os obstáculos elaborar novas estratégias com o apoio do Coach. É de extrema importância que o Coachee perceba que o processo de Coaching não é ponto final ou de chegada para seu processo global de autodesenvolvimento, e sim um meio, uma forma de alavancar seu desenvolvimento e encontrar apoio no Coach. O treino de habilidades comportamentais é como qualquer outro treino, é preciso foco, disciplina e constância.
Quem pode contratar os serviços de Coaching?
Muitas pessoas acreditam que o Coaching é inacessível, seja porque acreditam que só grandes empresas contratam esse serviço para um seleto grupo de executivos ou pela questão de custo muito alto. É verdade, que quando os processos de Coaching ganharam mais visibilidade no mundo dos negócios, em geral, a contratação era via empresa e seu custo era bem alto. Contudo, ao longo das últimas duas décadas o Coaching tornou-se mais acessível, mudando essas diretrizes. Atualmente, é bastante comum que pessoas físicas contratem os serviços de Coaching. Pesquisas recentes apontam que mais de 60% dos processos de Coaching são contratados por pessoas física.
Quais as modalidades de Coaching?
Existe a modalidade individual e em grupo. Em ambos os casos o profissional que conduz as reuniões e processo é o Coach. A modalidade individual é a mais conhecida e disseminada tanto em empresas quanto para pessoas físicas.
Já a modalidade grupo é um pouco menos conhecida e muitas empresas e pessoas físicas ficam reticentes na sua contratação pois num processo em grupo é necessário considerar alguns cuidados extras para atingir os resultados de cada participante:
- O grupo de coachees deve ter uma questão semelhante para ser resolvida (gestão do tempo, comunicação, por ex.);
- O contrato inicial de sigilo e respeito as informações compartilhadas devem ser aceitas por todos os coachees;
- O coach deve ser bastante sênior e qualificado para atender em grupos, existem questões que emergem de relações em grupo, que são completamente diferentes da relação um a um.
Além da modalidade o Coaching também pode ser executado de duas formas: presencial e on line ou ainda modelo híbrido. O processo on line respeita exatamente as mesmas regras do presencial, como: disponibilidade, atenção plena, postura de presença integral, confidencialidade, sigilo das informações. Em especial, no processo on line tanto coach quanto coachee devem zelar pelo ambiente em que realizarão a reunião para que ele respeite o sigilo e não tenha interferências externas.